Dia Mundial da Água é comemorado com teatro infantil em Aratiba

E-mail Imprimir PDF

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal da Educação e Desporto de Aratiba e a CORSAN proporcionaram nesta quarta-feira (21) as crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) das redes municipal e estadual de ensino um teatro infantil, intitulado “Dona Tarta e os Peixinhos”.



A iniciativa teve como objetivo fazer com que as crianças aprendam a cuidar do meio ambiente da maneira que elas mais gostam: brincando. A peça teatral despertou nos pequenos o espírito de conscientização e preservação do meio ambiente, com dicas e curiosidades sobre a água, como a importância da economia, o uso racional e responsável deste bem tão precioso e a preservação dos mananciais e matas ciliares.



Participaram do evento o prefeito de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto; o gerente regional da CORSAN, Pedro Roberto dos Santos; a secretária municipal da Educação e Desporto, Rosângela Matté Poletto; funcionários da CORSAN de Aratiba; além de professores e alunos.

Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março. A data tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para a conservação dos recursos hídricos. A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92) recomendou a criação de um dia internacional para celebrar a água. No ano seguinte, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o 22 de março de cada ano marcaria a data. Sendo assim, desde o dia 22 de março de 1993 é celebrado o Dia Mundial da Água.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano.

Tema 2012: “Água e Segurança Alimentar”
A cada ano a ONU define um tema para abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2012 o tema é “Água e Segurança Alimentar”.

Há sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje. Estatísticas dizem que cada um de nós bebe de 2 a 4 litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos: produzir 1 kg de carne por exemplo consume 15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome 1.500 litros.

Um bilhão de pessoas no mundo já vive em condições de fome crônica e os recursos hídricos estão sob pressão. Estes problemas estão conectados. Lidar com o crescimento da população e assegurar o acesso a alimentos nutritivos para todos requer uma série de medidas. E todos podem contribuir:
- Consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água.
- Reduzir o desperdício de alimentos: 30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida.
- Produzir mais alimentos, de melhor qualidade, com menos água.
- Ter uma dieta saudável.

E você?
A ONU, com o tema “Água e Segurança Alimentar”, convida você a reduzir o desperdício de água e alimentos. O “Águas de Março” convida você a participar dos eventos brasileiros no mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água.

Dicas de como economizar água (consumo consciente de água)
- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada.
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres.
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima.
- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido.
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água.
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência.
- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa.
- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada.
- Reutilizar a água sempre que possível.
- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas.
- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira.
- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira.
- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas.
- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação.
- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.

Olhar a água
Vida da fonte
Fonte da vida
Sangue que corre nas veias
Como corre nas caídas
Irrigas o corpo de todos
A todos dá a vida

 

Banner


Calendário de Eventos

Error: Any articles to show

Usuários Online

Nós temos 12 visitantes online