24 de Abril de 2024

Notícias : Educação    Qui, 22/03/2018

60 anos de educação, cuidado e comprometimento com o Ser Humano.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves de Três Barras, uma história de conquista e evolução em aprendizado e formação humana.


Escola 2018 min

Instituída pelo decreto nº 8.628 de 11/02/1958, pelo Estado do Rio Grande do Sul, foi criada a Escola Rural isolada em Três Barras, passando a pertencer ao Estado.

Mas a bonita caminhada desta trajetória escolar começou muito antes, por volta de 1940, onde num capitel, começaram a traçar novos rumos numa realidade desafiadora: formar, educar e catequizar.

Agregando e construindo a educação voltada para o ser humano o pequeno capitel abriu a possibilidade de se tornar o sonho de uma grande escola transformadora e inserida na comunidade.

 De madeira e edificada por uma comunidade que sempre quis mais, a escola foi construída e sua história não parou por aí. Diante da demanda passou a atender seus alunos num salão de festas, ampliando e comprometendo a sociedade para viabilizar o espaço que desse conta dos sonhos e das futuras lideranças dessa região.

Essa mesma comunidade adquiriu um terreno e pode construir sua escola com auxílio do governo estadual.

Em 1979, passou  a denominar-se escola Estadual de 1º Grau Incompleto Castro Alves.

Passou  a “Escola Polo” abrangendo as comunidades de: Linha Polonesa, Tamanduá, Pinga Baixa, Pinga Alta, Linha Enjeitado, Barra do Enjeitado, Volta Fechada, Cabeceira do Liso, Sarandi, no ano de 1994. Em 1996, fora liberado o funcionamento da 6ª série, no mesmo ano com a construção da UHI, iniciou-se a relocação da escola pela ELETROSUL.

Em 1997 passou a receber seus alunos em seu novo prédio passando a designar-se Escola Estadual de 1º Grau Castro Alves e implementação da 7ª e 8ª séries.

Em 19/04/1998, com inauguração oficial do prédio, teve início o atendimento de alunos da Pré-Escola, mantida pela Secretaria Municipal de Educação, denominada Educação Infantil Pequeno Polegar.

Em 2001 designa-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves. Em 2003, foi implantado o Espaço Cultural Comunitário e aberto à comunidade, no mesmo ano foi apresentada a comunidade a bandeira da escola.

Com conquista do Projeto Participativo Popular/2004, em 2006 foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo da escola.

A caminhada da escola foi sempre de conquistas e projetos que deram certo e fizeram a diferença na comunidade.

Com atividade envolvendo a comunidade escolar, as famílias se fizeram presentes na vida e no contexto de aprendizagem, nas diversas formalidades e homenagens que a escola e seus alunos ofertaram.

Homenagens às mães,  pais, festas juninas, formaturas do Ensino Fundamental, Educação Infantil, PROERD, Coroação de Rei, Rainha, Príncipes e Princesas, gincanas, atividades da comunidade, festas do município, e participação de inúmeros projetos.

Entre muitos projetos, salientamos a “Escola Solidária”,  “Agroecologia”  “O sabor que vem da terra”, “Resgatando a história do meio rural nestes 50 anos de Escola”,  “Trilha  do mistério Bosque fauna e flora - Alegria de nossa Escola”.

Destacou-se no Programa Estadual Crianças e Jovens do Rio Grande escrevendo história, no programa Nota Gaúcha em 2011  e 2016.

Em 2012 teve inicio o Turno Integral Mais educação com varias oficinas ofertadas aos alunos.

Com alunos se destacando em várias modalidades e olimpíadas, a Escola Castro Alves de Três Barras é desta que em meio rural, como escola cidadã comprometida com a Educação e a comunidade local.

Aos que fizeram e ainda muito fazem pela Educação e pelo Ser Humano nosso reconhecimento e  congratulações pelos 60 anos de conquistas e vitórias em prol de nossos cidadãos.

Parabéns a comunidade de TRÊS BARRAS e a Escola Castro Alves.

Escola Castro Alves em 1958

Escola Castro Alves em 2018