24 de Maio de 2025

Notícias : Assistência Social    Qui, 15/05/2025

Aratiba realiza Caminhada de Conscientização pelo Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Administração Municipal de Aratiba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando uma programação voltada ao “Maio Laranja”


496130140 1039210501672653 2928914078402780986 n

Aratiba realiza Caminhada de Conscientização pelo Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Administração Municipal de Aratiba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando uma programação voltada ao “Maio Laranja”, mês dedicado à Conscientização e Prevenção do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste sentido a Secretaria de Assistência Social promoveu uma caminhada mobilizadora pelas principais ruas da cidade, envolvendo o CRAS, SCFV (serviços de convivência fortalecimento de vínculos), COMDICAR, Conselho Tutelar, Secretaria da Educação, escolas municipais e estadual e com o apoio da Brigada Militar.

A ação reuniu estudantes, professores, conselheiros tutelares, secretarias municipais da Assistência Social e Educação, todos unidos por um objetivo comum: dar visibilidade a uma causa urgente e de extrema importância, ainda será realizada diversas ações durante o decorrer do mês.

Com cartazes, faixas e mensagens de alerta, apoio e encorajamento à denúncia. A caminhada teve como ponto de partida a Concha Acústica e percorreu as principais ruas.

A mobilização integra a campanha nacional do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em memória de Araceli Crespo, uma menina de apenas 8 anos de idade que foi brutalmente assassinada em 1973, em um crime que segue como símbolo da impunidade e da urgência de proteção à infância.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 100, ou diretamente aos Conselhos Tutelares, Ministério Público e Delegacias Especializadas.

O “Maio Laranja” é uma campanha que vai além de um mês. É um compromisso contínuo com a infância, com a escuta ativa, o acolhimento e a garantia dos direitos de meninos e meninas a crescerem livres de violência.