19 de Abril de 2024

Notícias : Geral    Ter, 20/03/2018

Diagnóstico que revela potencialidade turística de Aratiba é finalizado

O Grupo Eco&Eco é o responsável pelo diagnóstico que apontou possíveis projetos para alavancar o turismo no município gaúcho


Prefeitura  35 min

A cidade de Aratiba, localizada no norte do Rio Grande do Sul, recebeu um diagnóstico de desenvolvimento turístico com o objetivo de conhecer e revelar a potencialidade turística do município com foco na prosperidade econômica, social e cultural, com estratégias para alavancar os setores.

A empresa contratada para a ação foi o Grupo Eco&Eco, com mais de 18 anos de mercado e 146 projetos realizados em todas as regiões do país. Entre os cases de sucesso está a cidade de Itá, no oeste de Santa Catarina, que além de diagnosticar e planejar o desenvolvimento sustentável, o Grupo também participa da execução que já soma mais de 12 projetos ativos no local.
 

A empresa durante três meses fez um profundo estudo de campo no local e também auxiliou na formação do GETTA (Grupo de Estudos e Trabalhos Turísticos de Aratiba), que conta com a presença de empresários da cidade com o objetivo de unir os interesses particulares em prol da prosperidade do local. A finalidade principal é estabelecer metas para cada negócio de uma maneira que auxiliem na construção do turismo local, com consequências positivas como aumento de vagas de trabalho, aumento de renda e conhecimento regional e nacional.


Aratiba, que fica localizada na região do alto Uruguai, é rica em belezas naturais, culturais, gastronômicas e proporciona aos visitantes, eventos, roteiros e trocas de experiências inovadoras, marcantes e diferenciadas. Após análise dessas informações, o resultado mostrou que Aratiba já possui produtos turísticos que definem quais tem maior potencial de sucesso. Os roteiros levantados foram: Turismo de Natureza, Turismo Náutico, Turismo Rural, Turismo Religioso, alimentos e bebidas, meios de hospedagem e Turismo Cultural.

 

Após a etapa inicial de análise do Município, o próximo passo sugerido pelo Grupo é a criação do Plano Diretor de Turismo, por parte da Prefeitura Municipal o qual propõe, em um primeiro momento, a contratação de uma assessoria para as etapas iniciais, e, posteriormente, avaliação sobre as reais condições de Aratiba se tornar um centro turístico importante, incrementando receita e fomento a economia local.


“Aratiba mostrou que possui potencial e inclinação para o setor do turismo, o qual não pode ser ignorado após tantas descobertas realizadas nos últimos meses de trabalho. Durante o processo foram encontrados produtos já em funcionamento e tantos outros com incrível capacidade de se tornarem cases de sucesso, tudo isso em um curto período de tempo”, complementa o diretor do Grupo Eco&Eco Wilson Miguel.

 

Entre os projetos propostos, os destaque ficam por conta do Mirante da Rádio, uma construção que permite visão de 360º da região, o morro da Rádio ganhará uma infraestrutura de apoio à visitação que contará com lanchonete, loja, sanitários, espaço cultural e o restauro da Igreja dos Navegantes e Igrejinha do Sarandi, sendo a do Navegantes já em andamento e do Sarandi com projeto já estruturado.

 

Os próximos passos envolvem a aprovação do setor público do diagnóstico, contratação de uma assessoria responsável pela execução e captação de recursos para colocar em ação todos as obras e projetos.

 

Grupo Eco&Eco
 
O Grupo Eco&Eco ajuda gestores públicos e privados a aumentarem seus rendimentos através de soluções inovadoras e sustentáveis.  É formado pela união entre empresas comprometidas com a sustentabilidade.
 
As ações do grupo englobam planejamento estratégico para municípios e outras empresas, análise de viabilidade de projetos, assessoria e consultoria, elaboração de projetos e gerenciamento de obras não convencionais. Com investidores nacionais e internacionais, há no grupo empresas consolidadas com mais de 18 anos e líderes de mercado, assim como startups com grande potencial de crescimento. Entre as práticas e os compromissos firmados pelo Grupo Eco&Eco, um dos destaques é desenvolvimento do turismo sustentável como formas responsáveis de ecoturismo e respeito ao meio ambiente em parceria com as comunidades envolvidas.

Na cidade de Itá em quase dois anos de parceria, os resultados refletiram em diversos setores e o município teve um aumento de fluxo turístico: em 2015 foram 84.496 turistas e em 2016 já foram 98.015. A meta é um crescimento de 15% ao ano e, daqui 10 anos, ser o maior e melhor destino turístico do interior de Santa Catarina. Entre os projetos executados na cidade o destaque fica por conta da construção de Funicular, um sistema de transporte de passageiros ecológico composto por uma cabine que corre em trilhos tracionado por um cabo. O transporte é o primeiro de tecnologia 100% nacional e o segundo do tipo em atividade no país. .

"Desde a criação  do grupo Eco & Eco fomos pioneiros no desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. O projeto do Funicular reúne esses elementos e proporcionou o desafio de fazer o inédito. O que nos permitiu a aplicação de novas tecnologias e trouxe o aprendizado e a evolução”, conta Wilson Miguel, diretor da empresa.
 


Aratiba
O município de Aratiba está localizado ao Norte do Rio Grande do Sul, há 420 km de distância de Porto Alegre, sendo um dos municípios da Região Alto Uruguai. A cidade tem cerca de 7 mil habitantes, sendo a grande maioria descendentes de Alemães e Italianos.

 

Fonte: Vira Comunicação