20 de Abril de 2024

Notícias : Geral    Sex, 14/07/2017

Município de Aratiba Realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social.

A Conferência abordou como tema principal “ Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS “ e teve por objetivo debater e deliberar alternativas para melhorar os serviços prestados e construir novos programas e projetos socioassistências.


Dsc 0329 min

O Município de Aratiba realizou nesta quinta – feira (13) a IX Conferência Municipal de Assistência Social nas dependências do Salão Paroquial do Município. A Conferência abordou como tema principal “ Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS “ e teve por objetivo debater e deliberar alternativas para melhorar os serviços prestados e construir novos programas e projetos socioassistências.

O evento teve a sua abertura oficial as 09h00min com o pronunciamento de autoridades e da Presidente do CMAS Cassiane Carla Mendes Haboski que buscou enfatizar a importância da participação através de diálogos, opiniões, de cada um dos usuários presentes para garantir a continuidade e a ampliação dos serviços prestados. O Secretário Gerson Luis Kich apresentou a equipe, bem como,as ações, programas, projetos e serviços desenvolvidos pelo Centro de Referencia em Assistência Social.

O Prefeito Municipal Guilherme Eugênio Granzotto que também esteve presente na Conferência, saudou a todos os participantes, parabenizou as equipes do Conselho e da Secretaria Municipal de Assistência Social pela organização do evento e se disse feliz ao ver os munícipes engajados na luta pela busca de seus direitos. -“ O primeiro passo para que ocorra a garantia de direitos é exatamente isso que vocês estão fazendo, saíram de suas residências, deixaram suas tarefas diárias para participar desta Conferência, esse é o  momento para refletir e se manifestar frente as deliberações que serão apresentadas e posteriormente encaminhadas para o  âmbito Estadual e Municipal”. Salientou o chefe do poder executivo.

 A cada edição são tratados alguns eixos específicos os quais são debatidos em grupos e depois são encaminhadas para a conferência estadual e posteriormente ao evento município, para este ano de  2017 foram tratados os seguintes eixos:

  • A contribuição não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
  • A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
  • Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
  • A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Logo após a conclusão das propostas houve a plenária final e a Eleição dos delegados que irão participar da XII Conferência Estadual que acontecerá em Porto Alegre nos dias 04,05 e 06 de novembro. Foram eleitas a Assistente Social Alexandra Chiapetti Tacca e a Psicóloga Tairine Squena Klein (representantes governamentais), Cliria Haboski e Rejane Pavoni Brustolin (representantes dos usuários dos programas socioassistênciais.

Em seguida, houve a avaliação da IX Conferência Municipal de Assistência Social e Encerramento com Coffee Break.